quarta-feira, 23 de abril de 2014

Baile de Máscaras


A vida é um grande e eterno baile de máscaras. Uma festa em que todos se fantasiam, sem exceção. Cada convidado tem uma gaveta cheia delas, mas é fantasiado sem escolhas, quem escolhe é a dona da festa. Então, a vida faz a distribuição das máscaras de acordo com seus próprios planos para cada convidado.

Um recebe, veste e festeja com a máscara da riqueza, outro com a do amor. Um da inveja, outro da dor. Um do sofrimento, outro da paixão. Um da fome, outro do pão. Um da tristeza, outro do choro. Um do orgulho, outro da verdade. Um da prisão, outro da liberdade. Um da traição, outro da fidelidade. Um do riso, outro da coragem. Um da força, outro da fraqueza. Um da igualdade, outro da incerteza. Um da conformação, outro da Revolução. Um da pobreza, outro da mentira. Um da vida, outro da morte.

Com tudo, a festa da vida é eterna, e se altera com o deus tempo. Hoje, quem se reveste da máscara da dor, amanhã vestirá a do riso. Ontem, quem vestiu prisão, hoje veste liberdade. Amanhã, quem calçar a máscara da soberba, na volta do garçom, vestirá humildade. A festa conduz o rodízio de fantasias, mas a forma de uso é de livre escolha.

As máscaras vão caindo e dando lugar a outras em um ciclo imortal. A festa não acaba nunca, só troca os convidados. Portanto, por mais poder que a dona da festa tenha sobre você, você é livre. Ela só pode fantasiar o exterior, mas não toca a parte de dentro. Ela limita-se a capa. Portanto, se ela lhe vestir a máscara da doença, seja saudável por dentro. Se lhe der a da soberba, seja humilde. Se lhe calçar a tristeza, grite de alegria. Se lhe vestir a dor, revista-se de amor.

O segredo é adaptar-se ao rodízio da festa, pois ela roda com força, sem avisar. Ela arranca e põe outra de acordo com os planos dela. Seja forte, mesmo que vestido de fraqueza. O interno tem força sobre o externo e é ele quem dita o ritmo da festa, independente de máscaras ou planos.

Aproveite a festa, beba tudo! Faça dela a sua própria... Afinal, ela só existe porque tem você como convidado.

(Marcos Ubaldino)

Nenhum comentário:

Postar um comentário